Aqui você encontra artigos sobre Técnicas de Pilotagem, Treinos, Direção Defensiva e muito mais!

Direção Segura

Quando pegamos a moto seja para trabalhar ou para nos divertir, temos o objetivo de voltar para casa sãos e salvos, apesar de não pensarmos nisso todos os dias. O simples fato de termos esse objetivo em mente quando pilotamos, já ajuda muito a nos colocarmos em um estado de alerta e cuidado no trânsito, pois além da nossa vida e das pessoas que cruzamos, um acidente pode afetar a vida das pessoas que nos cercam, como esposa/marido, filhos, pais, irmãos, amigos...

O ato de dirigir ou pilotar uma moto envolve riscos, que podem gerar graves consequências e por isso, todos os habilitados têm o dever de estar preparados para dirigir e para dirigir de forma segura. A direção segura deve ser usada por nós, motociclistas, para que tenhamos menos chances de passar por situações de risco. Vou usar um conceito que aprendi em um curso de pilotagem com o Instrutor e policial rodoviário federal Ismael Andrade, que divide a direção defensiva em cinco pilares:

Conhecimento - Aprender sobre técnicas, aprender com dicas e troca de ideias com outros motociclistas, sua própria experiência. O conhecimento é uma ferramenta importante principalmente na prevenção de acidentes, já que ao saber dos riscos as pessoas tendem a evitá-los.

Previsão - Prever situações de risco. Quando você está atento ao trânsito é possível prever algumas reações dos outros motoristas, pedestres ou ciclistas. Através dos conhecimentos podemos aumentar nossa capacidade de prever situações de perigo ou podemos deixar de nos colocar em situações de risco. Exercite a previsão no trânsito.

Atenção - A nossa atenção deve estar voltada exclusivamente para o trânsito enquanto dirigimos. É atenção que nos faz enxergar a placa de PARE na esquina, o pisca do carro, o pedestre se aproximando da faixa, uma moto chegando mais rápido de trás, enfim se não estivermos com foco no trânsito o tempo todo, de nada adianta ter habilidade na pilotagem. Esteja sempre atento ao trânsito.

Decisão - Esta é a parte que compete exclusivamente a cada motociclista. Na hora que as situações adversas acontecerem o piloto vai decidir se o melhor caminho é acelerar, frear, deitar mais a moto, levantar do banco, são as decisões que serão tomadas de acordo com o discernimento de cada um em cada situação específica.

Habilidade - A habilidade é muito importante para que você possa pilotar com segurança e tranquilidade, para que você possa fazer manobras sem sustos e possa usufruir de tudo que sua moto pode oferecer. Desenvolva suas habilidades realizando treinos e cursos.

Além de dirigir de forma segura, faz parte do "pacote de segurança", manter a manutenção da moto em dia e usar os equipamentos necessários de proteção.