Aqui no Blog você encontra artigos sobre Técnicas de Pilotagem, Treinos, Direção Defensiva e muito mais!

Contra Esterço

Para falarmos de contra esterço vamos entender antes uma força física que se chama efeito Giroscópico. Essa força faz com que a moto permaneça andando em linha reta mesmo sem o piloto. Isso acontece porque quando uma roda está girando em posição perpendicular ao solo, ela gera energia do centro para fora, conforme imagem abaixo.

Quando pilotamos nossa moto em linha reta, ela tende a ficar em pé equilibrada, graças ao efeito Giroscópico. Este efeito aumenta de acordo com o aumento da velocidade, sendo assim temos uma certa dificuldade de deitar a moto e mudar sua trajetória depois de uma certa velocidade. A forma mais fácil de conseguirmos mudar a trajetória da moto ou realizar uma curva é usando o contra esterço, que nada mais é do que virar o guidão para o lado oposto de onde pretendemos ir. Parece meio complicado mas funciona! A partir de 40 km/h aproximadamente, o contra esterço começa a funcionar. Quando empurramos o lado direito do guidão, o pneu dianteiro aponta para a esquerda e consequentemente a moto "tomba" para a direita fazendo com que a moto vire para a direita. Quando empurramos o lado esquerdo do guidão, temos o mesmo processo e a moto vira para a esquerda. Para trazer a moto para o equilíbrio novamente e voltarmos a andar em linha reta basta endireitar o guidão. Experimente pegar uma rua pavimentada e com pouco movimento, acelere até 50 ou 60 km/h e vire o guidão de forma gradual para um dos lados. Você vai comprovar que a moto irá para o lado oposto ao que você virou o guidão.
Pratique o contra esterço pois ele é importantíssimo para desviar de obstáculos de forma rápida, é a maneira menos cansativa para fazer curvas na estrada e vai te ajudar muito.

Aqui é possível ver a roda dianteira apontada para o lado oposto da curva.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *