Aqui no Blog você encontra artigos sobre Técnicas de Pilotagem, Treinos, Direção Defensiva e muito mais!

DICAS de Trânsito

Para evitar situações perigosas temos que tomar alguns cuidados ao andar de moto. Nosso posicionamento em relação aos outros veículos e os lugares onde trafegamos nas ruas e estradas devem ser observados. A seguir vamos ver um pouco mais sobre isso:

Certifique-se de que você foi visto, olhe no retrovisor do motorista para observar se ele te viu. Caso precise ultrapassar ou fazer alguma manobra e não tenha certeza, espere ou dê uma leve buzinada para que ele te veja. Evite permanecer nos pontos cegos dos veículos, a não ser quando necessário.

Mantenha uma distância segura em relação aos veículos da frente. Uma motocicleta precisa de um determinado espaço para parar e, como o trânsito é muito dinâmico, o veículo da frente pode frear inesperadamente, caso você esteja muito próximo do veículo da frente não terá tempo e espaço para parar ou desviar. Outro problema de andar "colado" no veículo da frente é não enxergar buracos, pedras, poças de óleo e outros obstáculos que podem surgir na via. Muitas vezes os outros veículos não precisam desviar pois estes obstáculos não estão na trajetória das rodas e você poderá não ter tempo de desviar. Uma distância considerada segura é ficar 3 segundos atrás do veículo da frente. Para calcular olhe para um ponto fixo e assim que o veículo da frente passar conte: MIL E UM, MIL E DOIS, MIL E TRÊS, se você passar pelo ponto depois dos três segundos estará a uma distância segura. Em caso de piso molhado, neblina ou outras condições adversas, no mínimo dobre essa distância.

Proteja a sua pista. Na estrada ou na cidade, posicione-se em um lugar da pista onde outro veículo não possa ultrapassá-lo nem pela direita nem pela esquerda usando a sua faixa. Para ultrapassar ele terá que usar a faixa lateral evitando ficar muito próximo da sua moto. Particularmente, eu prefiro andar onde passa a roda esquerda dos carros. Na cidade procure não passar perto de carros estacionados, pois uma porta pode se abrir de repente.

Sinalize suas intenções. Sempre use o pisca para sinalizar suas manobras, isso pode evitar acidentes e discussões. Procure ligar o pisca assim que pensar em fazer uma manobra, antes mesmo de olhar, pois outros veículos podem te alertar se estiverem na preferência e você não os vir. Lembre-se: tão importante quanto ligar o pisca na hora certa é desligá-lo. Se você esquecer o pisca ligado, outro veículo pode entrar na sua frente em uma esquina por entender que você sairá da pista antes de ele entrar.

Não ultrapasse pela direita. Além de ser mais difícil ser visto pelo lado direito dos motoristas (pela falta de hábito dos mesmos olharem no retrovisor direito, por este apresentar uma distorção na distância e tamanho dos objetos, além de outros motivos) ultrapassar pela direita é arriscado, pois dentro da cidade a maior parte das opções de rota para os motoristas é virando à direita, fazendo com que eles virem mais à direita do que à esquerda.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *