Quando falamos de técnicas de pilotagem, o primeiro ponto a ser considerado é a postura do motociclista. Diferente dos carros onde é possível ajustar a posição do banco, volante e cinto de segurança de acordo com a altura do condutor, nas motos essa "customização" é muito mais limitada, por isso o motociclista precisa escolher uma moto que seja compatível com seu tipo físico, a não ser que você seja muito habilidoso como vemos alguns pilotos e amigos. Isso porque durante a pilotagem a moto apresenta algumas reações e o piloto precisa estar devidamente acoplado à motocicleta, evitando que seu deslocamento sobre ela desestabilize o conjunto.
Durante uma frenagem de emergência em alta velocidade, por exemplo, a moto acaba "balançando" e caso o piloto se movimente sobre ela, essa movimentação pode provocar uma queda. A postura varia de acordo com o tipo de motocicleta, bem como em curvas e frenagens de emergência, porém alguns conceitos são básicos e podem ser aplicados em qualquer modelo.
Durante a pilotagem nós devemos ficar com a coluna ereta e a cabeça levantada para que tenhamos mais alcance da nossa visão e maior conforto, adote o hábito de movimentar a cabeça olhando para os lados para ter noção do que está acontecendo ao seu redor. Lembre-se de apoiar a maior parte do seu peso no banco, isso dará mais conforto e fará você cansar menos. Ombros, braços e cotovelos devem ficar relaxados para aumentar a agilidade no manuseio do guidão e ajudar na absorção de irregularidades no piso, além disso enquanto a moto está em movimento a roda dianteira trabalha fazendo pequenas correções para que a moto fique estável (conforme forças da física), portanto não apóie seu peso sobre o guidão. As mãos devem segurar firme nas manoplas. Procure usar dois dedos para acionar a manete do freio dianteiro para que você continue segurando firme na manopla (em uma frenagem de emergência use os quatro dedos).
Ao contrário do que muitos pensam, nós não devemos apoiar o peso do corpo no guidão, a sustentação do corpo deve ser feita com as pernas e joelhos, para isso os joelhos devem pressionar levemente o tanque. Outro ponto de atenção é a posição dos pés, eles devem ficar apoiados nas pedaleiras, apontando para frente. Cuidado para não apoiar o pé no pedal de freio traseiro, isso pode provocar um desgaste prematuro das pastilhas ou lonas, no caso de freio a disco o sistema aquece e perdendo eficiência. Ao pilotar com a ponta do pé apontada para fora e para baixo dos pedais, seu pé ficará mais exposto e poderá raspar no chão ao fazer uma curva mais fechada.
Principais pontos a serem observados para uma pilotagem mais segura e menos cansativa:
Cabeça e Visão - A cabeça deve ficar levantada com a visão o mais adiante possível, assim conseguimos antecipar possíveis situações de risco e ter mais tempo para reagir.
Coluna - Ereta para ajudar na visão e evitar fadiga.
Ombros e Braços - Devem ficar relaxados para facilitar o movimento do pescoço.
Cotovelos - Ligeiramente flexionados.
Punhos - Paralelos em relação às mãos.
Mãos - Centralizadas na manopla segurando com firmeza. Quadril - Deve ficar o mais próximo possível do tanque.Joelhos - Devem pressionar levemente o tanque.Pés - Apoiados na pedaleira e apontados para frente.
Veja no vídeo abaixo um pouco mais sobre posicionamento: