Você já deve ter reparado como é comum as pessoas caírem de moto enquanto fazem manobras, principalmente pessoas que andam em motos mais pesadas. Vários fatores podem contribuir para este tipo de acidente, entre eles está a falta do efeito giroscópico, o uso do freio dianteiro, peso e altura da moto.
Para fazer manobras em baixa velocidade temos que usar três elementos: Acelerador, Freio Traseiro e Embreagem. Durante a pilotagem o freio dianteiro é responsável pela maior parte da frenagem da moto devido ao deslocamento da massa para frente quando freamos. Por este motivo, quando usamos o freio dianteiro em manobras de baixa velocidade, a suspensão dianteira afunda instantaneamente desestabilizando a moto e provocando a queda do piloto em muitos casos.
Acelerador: para realizar manobras em baixa velocidade devemos abrir levemente o acelerador - se a marcha lenta da sua moto trabalha em 1.500 giros por exemplo, experimente realizar as manobras em 2.000 giros - e manter ele constante na rotação.
Freio traseiro: por ser um freio "mais fraco" o freio traseiro não interfere significativamente na suspensão dianteira e, diferentemente de outras situações de pilotagem, quando fazemos manobras em baixa velocidade devemos apoiar o pé direito no pedal de acionamento do freio. Quando estamos em baixa velocidade e por pouco tempo não acontece um desgaste considerável no sistema de freio caso andemos com o freio traseiro acionado, isso também ajuda na agilidade ao frear durante a manobra.
Embreagem: durante as manobras de baixa velocidade usamos a chamada meia embreagem, ou seja, queimamos a embreagem para não correr o risco de deixar a moto afogar. Não se preocupe com o desgaste do sistema de embreagem, pois em baixas rotações e por pouco tempo, queimar a embreagem não trará danos significativos para o sistema.
Assim como nas curvas você deve olhar para o seu objetivo, olhar para onde quer ir com a moto, isso faz com que seu corpo trabalhe inconscientemente para que você chegue onde está mirando. SEMPRE OLHE PARA ONDE QUER CHEGAR.
Resumindo:
Procure manter a moto um pouco acelerada. Mantenha a embreagem levemente acionada, para que ela sirva como um "acelerador". Apoie o pé no freio traseiro para ter mais sensibilidade. Quando a moto estiver muito deitada eu traciono a roda soltando a embreagem e acelerando, quando a moto estiver saindo da tangência da curva, eu aciono o freio traseiro.