Você já deve ter ouvido falar que na chuva é mais perigoso dirigir, mas sabe por quê é mais perigoso e quais os cuidados que devem ser tomados?
Vários fatores aumentam o risco ao pilotar na chuva, entre eles: Visão, que sofre com ilusão de ótica graças ao efeito da luminosidade com a água da chuva; Aderência, que fica mais baixa devido à água que se acumula no asfalto e exige mais espaço para os veículos pararem; Obstáculos na pista, água da chuva pode esconder buracos, pode trazer pedras e pequenos detritos que podem causar acidentes.
Sendo assim, a primeira providência a ser tomada quando começa a chover ou quando vamos sair na chuva, é diminuir a velocidade. Procure andar mais devagar do que o habitual, pois você precisará de mais espaço para parar quando for necessário. Aumente a distância do veículo da frente para ter mais tempo de reação quando precisar. Fique mais atento ao trânsito à sua volta para que você possa se antecipar prevendo situações de risco. Faça movimentos suaves, tanto para acelerar e frear quanto para fazer curvas e desvios.
Algumas motocicletas estão vindo com controles de potência e modos de pilotagem que limitam a potência do motor e controlam a tração. Se a sua moto tiver essa opção, aproveite esse recurso.
No vídeo abaixo falo um pouco mais sobre pilotar na chuva: