Aqui no Blog você encontra artigos sobre Técnicas de Pilotagem, Treinos, Direção Defensiva e muito mais!

Andando Na Chuva

O deslocamento na chuva traz grandes desafios para o piloto, pois as condições da pista mudam drasticamente e também a percepção e reação dos motoristas. Pensando nisso, a primeira providência é andar mais devagar que o habitual. Nos primeiros minutos de chuva a água se mistura com a sujeira do asfalto formando uma película escorregadia, quanto mais fraca a chuva maior o tempo para limpar a pista. Durante a chuva a visibilidade fica menor e, assim como acontece à noite, a percepção de velocidade em relação aos outros veículos fica prejudicada. A distância de frenagem aumenta pela diminuição de aderência, aumentando o risco de derrapagens. Outro ponto de atenção com chuva é a estabilidade da motocicleta, que fica prejudicada com as poças de água que se formam.

Para diminuir o risco de acidentes na chuva fique ligado nos pontos a seguir:

Antes que a chuva comece procure um lugar seguro para parar e colocar a capa, galocha e demais equipamentos, para não correr o risco de ter que parar com pressa e não encontrar um local adequado.
Se possível, espere os primeiros minutos de chuva para não pegar tanta sujeira.
Reduza a velocidade e aumente a distância do veículo da frente, essas ações são as mais importantes para evitar acidentes. Você precisará de mais tempo e espaço para frear e mudar de direção. Além disso, diminuir a velocidade em condições adversas é obrigatório conforme artigo 220 do CTB.
Nas motocicletas atuais existem modos de pilotagem onde é possível deixar a moto mais "mansa", deixando a aceleração e frenagem mais seguras nestas condições, caso sua moto não tenha estes controles, pilote com suavidade, sem frear ou acelerar bruscamente. Procure acelerar e frear progressivamente, fazer movimentos suaves para mudar de direção e fazer curvas.
Procure andar nos trilhos dos pneus dos outros veículos, alí é a parte onde tem menor concentração de água e sujeira.

Atenção!

Cuidado nas ruas de paralelepípedo pois este pavimento quando está molhado se torna extremamente escorregadio, evite movimentos e frenagens bruscas.
Não fuja da chuva. Não tente correr para não pegar chuva para não aumentar o risco de acidentes.
Desvie de poças e buracos. As poças podem esconder buracos e não temos como saber a profundidade dos buracos quando estão submersos.
As faixas de pedestre e de sinalização, desenhadas no asfalto viram um sabão quando estão molhadas, tenha muito cuidado nas esquinas onde tem faixa de pedestre, não acelere bruscamente sobre essa tinta para não derrapar a roda traseira.
Sua viseira embaça em dias de chuva e dias frios? Passe detergente ou sabão líquido no lado de dentro da viseira com um pano macio ou papel toalha. Esfregue suavemente até que toda a viseira esteja coberta. Espere secar e está feito, sua viseira não embaçará por um tempo, dependendo das horas de uso pode durar dias este efeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *