Aqui no Blog você encontra artigos sobre Técnicas de Pilotagem, Treinos, Direção Defensiva e muito mais!

Manutenção Básica

Manter a manutenção da motocicleta em dia é uma etapa importante para prevenir acidentes e também surpresas desagradáveis. Quando fazemos a manutenção periódica da nossa moto, nós diminuímos problemas como perda de freio inesperada, um cabo de embreagem ou acelerador que se parte e nos deixa a pé, entre outras dores de cabeça.

Confira o nível do óleo do motor periodicamente, pois o nível do óleo de alguns modelos de moto pode baixar mesmo sem vazamentos ou sem a presença daquela fumaça que sai do escapamento. O motor da sua moto pode super aquecer e fundir caso não tenha óleo suficiente no cárter. Sempre troque o óleo no período especificado pelo fabricante da motocicleta, o óleo vencido perde suas propriedades e viscosidade (fica mais fino), podendo causar sérios danos ao motor.

Confira a regulagem da corrente. Manter a relação limpa, lubrificada e na regulagem correta aumenta a vida útil do conjunto de transmissão, verifique e ajuste a corrente sempre que necessário, pois uma corrente frouxa pode escapar da coroa e travar a roda. Outro problema quando rodamos com a corrente fora da regulagem recomendada é ocorrer a deformação da peça, que fica "ovalada".

Mantenha os pneus calibrados, isso pode melhorar o consumo da sua motocicleta e melhorar a pilotagem. Nunca ande com pneus "carecas", nós dependemos muito da estabilidade e aderência da moto, que ficam prejudicadas quando rodamos com pneus em mau estado.

Confira nível do líquido de arrefecimento de sua moto periodicamente, caso o motor seja resfriado à água.

Verifique periodicamente as pastilhas ou lonas de freio da sua moto e faça a manutenção se necessário e, falando em freio, confira o estado do óleo de freio. Poucas pessoas se atentam para isso mas, o óleo tem validade e após o vencimento ele perde suas propriedades. O óleo de freio vencido pode ter umidade e com o aquecimento durante uma frenagem, podem ocorrer bolhas de ar, que prejudicam consideravelmente a performance do freio. Existem aparelhos simples que medem a umidade do óleo e muitas oficinas dispõe deste aparelho.

Mantenha os cabos de acelerador, embreagem e freio limpos e lubrificados.

Atenção na parte elétrica, quando notar mau funcionamento procure um mecânico para solucionar o problema, isso pode evitar que o defeito atinja outras peças. Verifique os piscas, faróis e lanternas e mantenha tudo em perfeito funcionamento para que você seja visto.

Durante a lavagem da moto não jogue água pressurizada diretamente nas partes elétricas, motor, painel e escapamento. Eu costumo usar água com pressão somente nos pneus, balança, para-lamas e relação.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *