Quando aceleramos e freamos a moto ocorre o deslocamento do peso da motocicleta (massa moto/piloto), ou seja, quando aceleramos o peso tende a ir para a parte de trás da moto e quando freamos, o peso tende a ir para a frente. Por esse motivo devemos sempre nos lembrar de "abraçar" o tanque da moto com as coxas, evitando que o corpo se desloque para frente ou para trás, desestabilizando o conjunto. A pressão que fazemos no tanque com a perna deve variar de acordo com a necessidade do momento. A aceleração deve ser suave para que todo o conjunto responda de forma eficiente.
Com relação ao freio, é preciso ter em mente que o freio dianteiro é o mais eficiente, sendo assim durante uma frenagem devemos colocar aproximadamente 70% de força no freio dianteiro e 30% no freio traseiro. Pessoalmente costumo frear primeiro com o freio traseiro para que a traseira da moto abaixe um pouco e depois aciono o freio dianteiro, descendo a parte dianteira da moto, dando mais estabilidade - essa dica ouvi do piloto Leandro Mello em um workshop. Você pode se acostumar com o freio da sua moto e desenvolver sua técnica de frenagem fazendo o seguinte exercício: Encontre um lugar sem movimento com um asfalto bom e acelere até 40 km/h, após isso acione o freio dianteiro até a moto parar, depois faça o mesmo acionando somente o freio traseiro (você verá como o freio dianteiro é mais eficiente), após isso combine o freio dianteiro e o freio traseiro colocando mais intensidade no dianteiro. Você pode testar: freio dianteiro, freio traseiro; freio traseiro, freio dianteiro; freio dianteiro+traseiro juntos. A roda dianteira dificilmente trava - mesmo sem o auxílio do ABS - mas caso tenha receio de usar o freio dianteiro, faça este exercício de forma gradual aumentando a intensidade da aplicação do freio dianteiro gradativamente para ir desenvolvendo a segurança.
Dica: Para melhorar o desempenho da suspensão em uma frenagem, comece a frear de forma leve e vá aumentando a pressão no freio. Isso dará tempo para a suspensão se adaptar às mudanças da motocicleta durante a frenagem.