Aqui no Blog você encontra artigos sobre Técnicas de Pilotagem, Treinos, Direção Defensiva e muito mais!

Como Evitar Fechadas

Vou compartilhar uma experiência que passei esta semana. Eu estava indo para minha casa quando em uma rua de mão dupla, um carro estava dando marcha ré lentamente, sem qualquer sinalização (sem seta nem pisca alerta). Eu diminuí a velocidade e abri para desviar do carro pela esquerda. Quando eu estava bem próximo do carro ele virou para a esquerda ainda sem sinalizar, fechando minha passagem e me obrigando a fazer uma frenagem brusca com desvio.

Felizmente eu já tinha diminuído a velocidade para desviar do carro e estou acostumado a fazer esse tipo de manobra nos treinos, então não houve nenhuma consequência, foi só um "susto". Decidi fazer esse Post para analisar essa situação e mostrar alguns pontos que devem ser considerados, para que você também possa se defender nesses casos.

Nessa situação eu usei a Atenção, Previsão, Decisão e Habilidade. Pude ver com antecedência que o carro estava dando marcha ré pois eu estava atento ao que estava acontecendo. Em seguida imaginei quais manobras aquele carro poderia fazer: como parar ou virar para um dos lados em alguma garagem. Em seguida, diante deste cenário, decidi desviar e passar pela esquerda (já prevendo que o motorista do carro poderia tomar qualquer uma das atitudes imaginadas). Diminuí mais um pouco e desviei para a esquerda. Quando eu estava me aproximando do carro, o motorista virou para a esquerda para estacionar em uma loja, fechando minha frente. Imediatamente fiz uma frenagem mais brusca e virei a moto como se eu fosse entrar à esquerda também, usando as habilidades desenvolvidas nos treinos.

Quero destacar aqui a atenção e a previsão, essas duas estratégias quando são utilizadas em conjunto podem nos salvar de acidentes. Estando atento e prevendo quais situações podem acontecer à nossa volta, nós podemos fugir de situações perigosas antes de elas acontecerem e antes de ser necessário usar as técnicas de pilotagem propriamente ditas. Claro que as técnicas também são importantes para conseguirmos frear, desviar, reduzir ou fazer tudo isso ao mesmo tempo, por isso é importante fazer treinos que simulam situações de risco, porém tudo começa com atenção e previsão.

Estejam sempre atentos ao movimento à sua volta, olhando frequentemente nos retrovisores e também ao seu redor, imaginando as situações que podem acontecer. Pode parecer difícil fazer tudo isso enquanto dirige, mas com o tempo esse raciocínio fica automático. Pratique a atenção e a previsão, sem se esquecer de desenvolver as técnicas básicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *