Você tem receio de andar de moto na terra? Deixa de fazer passeios e conhecer lugares incríveis por medo daquela estradinha de chão que é preciso passar para chegar ao seu destino? No post de hoje vou passar algumas dicas de como andar em estradas de terra.
Andar em estradas não pavimentadas pode parecer uma tarefa difícil, principalmente para quem nunca teve essa experiência nem de moto nem de bicicleta, mas não é tão difícil quanto parece. A principal diferença entre andar na terra e no asfalto é que na terra não temos tanta aderência quanto no asfalto, por isso devemos andar um pouco mais devagar. Além disso os movimentos de aceleração, frenagem e mudança de direção devem ser feitos de forma suave.
Posicionamento do corpo: Procure apoiar a ponta dos pés nas pedaleiras, isso dá mais segurança e facilita na hora de andar em pé. Pressione o tanque com as coxas para evitar escorregar no banco para frente ou para trás, isso prejudica a estabilidade. As mãos devem segurar firme nas manoplas e os cotovelos - assim como os joelhos quando estiver em pé - devem ficar levemente flexionados, para absorver os impactos e imperfeições da pista.
Andando em pé: Quando estamos andando na terra é comum ficar em pé, por dois motivos: quando passamos por muitas ondulações fica desconfortável permanecer sentado e também porque quando andamos em pé, nosso peso passa do banco para as pedaleiras, ou seja, o centro de gravidade fica mais próximo do chão, deixando a moto mais estável. Apoiamos as pontas dos pés nas pedaleiras, os joelhos e os braços ficam levemente flexionados para absorver melhor os impactos e as coxas pressionam levemente o tanque para não sobrecarregar os braços.
Frenagens e Aceleração: A frenagem e a aceleração devem ser feitas suavemente, pois como a aderência é menor na terra, a roda pode derrapar. O freio dianteiro deve ser usado, porém com menor intensidade do que no asfalto.
Curvas: Nas curvas devemos deitar a moto para o lado da curva e deslocar o peso do corpo para o lado oposto, se a curva for para a direita, apoie o peso do corpo no lado esquerdo, colocando seu peso na pedaleira esquerda. Este procedimento pode ser usado tanto em pé quando sentado.
Siga essas dicas e pratique, no seu tempo, sem pressão. A segurança e a confiança vêm com o tempo e a prática, procure vencer o medo e pegar ruas e estradas de terra para praticar, em pouco tempo você estará andando tranquilamente nessas condições.